terça-feira, 10 de agosto de 2010

Seleção Brasileira Sub-16 faz preparação em Poços de Caldas

A cidade está recebendo, por um período de dez dias, a seleção brasileira feminina sub-16 de voleibol. A equipe, que se prepara para o campeonato sul-americano, veio completa. Além da programação de treinos, participará de um quadrangular na quadra do Colégio Pelicano com as equipes do Clube Atlético Paulistano, o São Caetano e a Associação Francana de Voleibol. Os jogos serão nesta sexta-feira às 17h e 19h, no sábado às 16h e 18h, e domingo às 9h e 11h. Apesar de a seleção brasileira ser da categoria infanto-juvenil as adversárias neste quadragular são juvenis.
"Poços de Caldas vem sendo a segunda casa da base do voleibol brasileiro. Durante doze anos consecutivos preparamos as seleções de base aqui nesta cidade. É um local que nos acolhe bem, dá todas as condições de trabalho e estamos mais uma vez aqui para desfrutar de toda a hospitalidade do povo poços-caldense", disse Antônio Rizola Neto, técnico da equipe. Os treinamentos físicos da equipe serão na academia da Coopoços. Ontem, a equipe fez um treinamento de musculação e os treinos seguem em ritmo intenso durante próximos dias. O time está se preparando para o campeonato sul-americano de menores no Peru, que começa no próximo dia 21 e a seleção brasileira chega como favorita.
"O trabalho com a base é fundamental para que o vôlei brasileiro continue vencendo campeonatos no mundo todo. Toda esta geração passa por nossas mãos. Todas as campeãs estiveram um dia em Poços de Caldas fazendo o mesmo trabalho que estas meninas estão começando agora. O sucesso do nosso trabalho acaba nos dando muitas alegrias, pois temos uma grande parcela de participação nestas conquistas. Graças a Deus estamos conseguindo manter o voleibol feminino com grandes resultados.
Não adianta trabalhar bem e não ter resultados que satisfaçam a exigente torcida brasileira", disse Antônio.
Doze atletas realizam treinamentos em Poços de Caldas e todas estarão no sul-americano do Peru. O grupo conta com meninas de 15 a 16 anos e tem uma média de altura de 1,82 m, sendo uma da mais altas de uma equipe brasileira feminina dos últimos anos. "Nosso objetivo é de sempre vencer, nunca entramos numa competição com outro pensamento. Que isto não seja entendido como arrogância, respeitamos nossos adversários, mas queremos manter nossa tradição de vitórias", disse o treinador. O sul-americano vale vaga para o campeonato mundial para os dois primeiros colocados. "Se conseguirmos chegar entre os dois já será um grande passo para o título, então por que não buscar a vitória que consagrará este trabalho que estamos começando aqui em Poços de Caldas?", disse o treinador da equipe brasileira.
A seleção sub-16 do Brasil chega ao sul-americano muito respeitada. O time tem três títulos mundiais e 14 sul-americanos em 17 edições já realizadas.
"Falar que somos favoritos é muito difícil. Argentina, Venezuela e Peru estão fazendo ótimos trabalhos. Vejo o Peru com certa vantagem por sediar o campeonato. Eles estão há 15 anos sem disputar uma final e vão querer aproveitar o fator casa, com ginásio lotado, 5 a 8 mil pessoas empurrando e isso pesa para qualquer adversário. Além disso, ainda tem um outro problema. A gente não conhece os adversários e teremos que estudá-los durante a competição. A torcida brasileira pode saber que vontade, garra e determinação vamos ter de sobra nesta competição", destaca.
Para Antônio, no que depender do trabalho de base do vôlei brasileiro a torcida poderá contar com muitos títulos durante vários anos. A modalidade tem um trabalho com jovens cuja qualidade é destacada no mundo todo. "Hoje temos três grandes diferenciais: a organização que a Confederação Brasileira tem, a qualidade dos profissionais de educação física em todo o país e o dinheiro. Sem boas condições financeira para trabalhar não se consegue fazer nada. O Banco do Brasil e a Olimpikus, patrocinadores oficiais da CBV bancam os custos de amistosos internacionais, viagens, jogos, uniformes, médicos, tudo para que estas meninas possam ter tranquilidade. É uma grande estrutura para trabalharmos bem", disse ele. O grupo que está em Poços de Caldas vem se preparando desde o dia 5 de maio. "Não é de um dia para a noite que se consegue uma boa preparação", completa.
O treinador tem um grande papel na formação desta equipe. De agosto de 2009 até poucos dias atrás ele trabalhou duro selecionando o time que está em Poços de Caldas. A equipe é formada por atletas do Pará, Tocantins, Brasília, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Ceará, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. "É uma satisfação grande termos uma seleção realmente brasileira", disse o treinador, que ainda elogiou as dependências da academia da Coopoços, local dos treinamentos. "Já estivemos diversas vezes em Poços e este ano vamos usar a Coopoços que tem uma bela e moderna academia. Temos certeza de que quando o sul-americano começar o time estará muito bem fisicamente pois temos aqui tudo o que precisamos para isso", finaliza.

Nenhum comentário: