domingo, 29 de agosto de 2010

Na terra das águas, pilotos fazem poeira

O calor de 30 graus ajudou a levantar a adrenalina na reta final do rali de velocidade cross country, a Mitsubishi Cup. Poços de Caldas foi o palco escolhido pelas equipes das categorias TR4 Light, TR4 R, L200 RS e L200 Triton RS para a disputa da 5ª etapa da competição. Devido ao clima seco dos últimos dias, sem chuva e com calor forte, o que se viu ao redor da pista foi uma grande nuvem de poeira, um componente a mais a ser driblado pelos competidores.
Com o melhor índice de qualidade de vida, Poços de Caldas, recebeu pela segunda vez consecutiva uma etapa da Mitsubishi Cup, que teve a pista deste ano remodelada em 30%, com novos trechos e ampliação da área destinada ao público, que compareceu para fazer festa. Realizada no Distrito Industrial , cerca de mil pessoas suportaram o dia quente para prestigiar os atletas. Com 27 quilômetros, a pista alternou trechos estreitos com piso de terra batida e pedra.
Há apenas duas etapas do fim do campeonato, os resultados do dia começaram a esboçar sinais de decisão. Na categoria Pajero TR4 R Light uma novidade: a dupla estreiante Carlos Henrique Bevilaqua e Jesse de Souza, de São Paulo, que começou a participar da modalidade por intermédio dos amigos. "Sempre gostei de velocidade e por indicação de amigos criei coragem para comprar um carro e seguir em frente, mesmo que as etapas sirvam de treinamento para o campeonato do ano que vem", comentou o piloto Carlos Henrique.
O vencedor da TR4 R Light foi Elder Benito e Dalmo Bergantin, de Indaiatuba (SP), que seguem na briga pela disputa da liderança com a dupla que ficou com o segundo lugar: os paulistas Renato Kahn e Gilze Ferriera de Araújo. "Esta foi nossa primeira vitória. Apesar de estarmos bem na classificação geral, conquistamos os pontos mantendo a freqüência no pódio sem necessariamente subir no topo mais alto. Essa regularidade nos resultados fez com que estivéssemos muito próximos da conquista do campeonato, mas esta vitória de hoje tem um gosto especial, pois a disputa está muito acirrada. Nada está decidido ainda", disse o piloto Elder.
Na TR4 R, os vencedores foram os líderes na classificação geral. A dupla paulista Paulo Rugna e Adriana Parra mantiveram os bons resultados das provas passadas e continuam liderando a categoria. "Nada disso acontece sem a ajuda da equipe, que é muito boa. Em uma prova técnica como esta, que ainda teve a poeira contra todos nós - piloto e carro - contarmos com o trabalho da equipe faz toda a diferença", analisou a navegadora Adriana. O segundo lugar ficou a com a dupla também de São Paulo, Rodrigo Menberg e Luis Pelipe Eckel.
A categoria L200 RS não teve novidades. O pódio manteve a tradicional dobradinha catarinense com as duplas Jorge Vieira Diener e Vitor José Muech, de São Caetano do Sul. Das cinco etapas, eles venceram quatro e ficaram uma em segundo lugar. "Estamos afinados e indo para a reta final bem tranqüilos", avaliou Jorge. Renato Rosales e Plínio José Muech, de Criciúma, conquistaram a segunda colocação na prova considerada "muito técnica por ambos". Ao que tudo indica, serão eles que irão disputar a grande final.
Na categoria L200 Triton RS, a dupla goiana roubou a festa até então dos paulistas: Marcos Cassol e Rodrigo Mello ficaram com o primeiro lugar. "Nas três provas do dia nós brigamos por segundos de diferença em relação aos competidores. A vitória foi suada pela determinação e garra com que fomos atrás dela, nem tanto pelo calor que fez e que ajudou a esquentar o dia", brincou Marcos Cassol. Reinaldo Varella e Edu Bampi ficaram com o segundo lugar. "A nosso favor temos o fato de que somos uma dupla constante em termos de resultados, além disso, nem sempre o mais gostoso é vencer. Hoje, por exemplo, a torcida do público é que fez a diferença para nós", finalizou Varella.
Premiação - A Mitsubishi Cup tem a maior premiação do automobilismo distribuindo troféus e prêmios em dinheiro aos campeões em todas as etapas e também uma premiação especial para os vencedores das categorias L200 Triton RS, L200 RS e Pajero TR4R ao final da temporada deste ano: uma viagem exclusiva para o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia, um dos mais luxuosos do Nordeste.
A Mitsubishi Cup tem patrocínio Itaú, Gol Linhas Aéreas, Pirelli, Castrol, Mira Transportes, Daslu Homem, Magneti Marelli, Transzero e Artfix.
Capotamentos e atropelamentos - A etapa de Poços de Caldas este ano foi uma das mais emocionantes da temporada. Além da enorme nuvem de poeira que tomou conta do Distrito Industrial durante todas as provas, três capotamentos foram registrados, todos sem nenhuma gravidade para pilotos e navegadores. O rali em Poços no entanto fez uma vítima. Um veado campeiro foi atropelado por um dos competidores e morreu.
Guazzelli desclassificado - Único representante de Poços de Caldas na competição, Ãngelo Guazzelli era todo otimismo antes da prova. “Apesar de não brigar pelo título, correr em casa tem um sabor especial”, disse ele. Guazzelli participou normalmente da corrida, terminou na quinta colocação mas acabou sendo desclassificado por ter um GPS em seu carro. O aparelho foi proibido pela organização mas Guazzelli disse que não havia recebido nenhum comunicado oficial e por isto manteve o equipamento em seu carro. O piloto chamou a atenção pelo fato do aparelho ter sido visto pelo vistoriador na sexta-feira mas mesmo assim ele não foi alertado. “Infelizmente isto aconteceu comigo aqui, na minha casa, o que acaba gerando uma dor mais forte.Tudo bem, sou de acatar o regulamento e não será agora que isto vai mudar. Não sei porque não fui informado na vistoria que o GPS não poderia ficar ali pois estava visível para o vistoriador”, disse ele.

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