sábado, 21 de agosto de 2010

Zico estará em Poços de Caldas inaugurando franquia de escolinha

Um dos principais nomes do futebol mundial e ídolo eterno do Flamengo, Zico estará em Poços de Caldas no próximo dia 28 para inaugurar a franquia de sua escolinha na cidade. A Zico 10/Coopoços tem à frente o presidente da entidade Sérgio Azevedo, o ex-zagueiro Paulista e o comentarista da TV Poços André Oliveira. Confira entrevista com os três empreendedores do projeto.
Mantiqueira – Quando começou a amadurecer a ideia deste projeto?
Sérgio – Já era uma ideia antiga da Coopoços de criar um projeto voltado para a criança. Fui procurado pelo André Oliveira e o Paulista e acabamos nos unindo devido à seriedade da iniciativa que nos foi proposta pelos dois. Vimos ali que poderíamos ter uma parceria boa e um trabalho que poderia dar bons resultados em curto espaço de tempo. Zico estará em Poços de Caldas inaugurando franquia de escolinha As negociações foram feitas em certo segredo para não gerar uma expectativa antes da hora.
Mantiqueira – Como a possibilidade de criar uma franquia da Zico 10 surgiu?
Sérgio – Foi meio que por acaso. Eu nem sabia que existia a escolinha do Zico e quando tomei conhecimento do projeto gostei muito. É um projeto que está sendo lançado em todo o Brasil, a meta de Zico é abrir 1000 franquias e atualmente existem pouco mais de 100. Mandei um e-mail para ele, falei muito de Poços de Caldas e sobre a possibilidade da escolinha vir para nossa cidade. Ele pediu muitas informações sobre a cidade, a região que abrangia. Por ser uma cidade-polo do sul de Minas, que tem um universo de quase um milhão de habitantes, eles começaram a se interessar e a coisa foi acontecendo. O mais interessante é que o Zico não vai nas inaugurações de suas escolinhas e em Poços de Caldas ele quer vir.
Mantiqueira – A presença dele está realmente confirmada?
Sérgio – Sim. Dia 29, domingo, o Flamengo joga em Campinas com o Guarani. O time chega na cidade paulista dia 28 e neste dia vamos buscá-lo em Campinas. Será um evento grandioso, inesquecível e por esta razão estamos pensando até mesmo em mudar o local. Inicialmente marcamos o evento para o ginásio Moleque César na Cascatinha mas é quase certo que Zico seja recepcionado no poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves. Nossa intenção inicial de levar para o Cascatinha é porque ali é o reduto do Flamengo na cidade, mas a dimensão que a visita de Zico a Poços está causando faz com que seja necessária a mudança. A definição do local sai entre segunda ou terça-feira. O que é certo por enquanto é a realização do evento, que será gratuito mas que por ser beneficente vamos pedir um quilo de alimento para os sócios da Coopoços e dois quilos para a população em geral.
Mantiqueira – Como será este evento?
Sérgio – Como eu já disse, será inesquecível para quem o presenciar. Todo mundo pode ir, faço aqui um convite para que ninguém fique de fora desta festa. O Zico está acima de qualquer clube e é admirado até mesmo por não torcedores do Flamengo. Para as crianças que não viram ele jogar vai ter um telão com seus jogos, seus gols, vamos sortear DVD autografado por ele.
Mantiqueira – Depois de tudo certo, qual a previsão para o início das atividades da Zico 10 em Poços?
Sérgio – Queremos começar o mais rápido possível. Em setembro acho já que estaremos trabalhando com a criançada mas isso ainda não foi conversado. Falta ainda chegar os uniformes e a escolinha acabou sendo lançada mais rápido do que estávamos preparados, devido a compromissos do Zico. Se não aproveitássemos o jogo do Flamengo em Campinas dia 28, dificilmente ele viria a Poços numa outra data. Acredito que as atividades da Zico 10 se iniciam no mais tardar dia 20 de setembro.
Mantiqueira – Além de Paulista e André Oliveira, quem mais estará lidando diretamente com a garotada?
Sérgio – O André e o Paulista serão os homens de frente da escolinha e vamos disponibilizar mais três professores da academia Coopoços para ajudar nos trabalhos. Teremos ainda uma estrutura da academia que ajudará muito, com nutricionistas, terapeutas, psicólogos e ainda vamos fazer um acompanhamento de perto sobre o desempenho escolar dos alunos. Se um aluno da escolinha estiver com dificuldades escolares vamos bancar um professor particular que vai ajudar a criança a se recuperar.
Mantiqueira – Além de treinos, a escolinha estará nas competições da cidade?
Sérgio – Vamos sim e queremos estes meninos representando a Coopoços nos campeonatos da cidade. Àmedida em que forem crescendo irão mudando de categoria e disputando outros campeonatos até chegar no time adulto da Coopoços.
Mantiqueira – Como será exatamente seu trabalho na Zico 10?
André Oliveira - Desde que me formei professor de educação física, há 10 anos, que trabalho com academia mas sou um apaixonado por futebol. Cresci jogando futebol, sou comentarista da TV Poços e tenho um afinidade muito grande com o futebol. Sempre tive vontade de atuar diretamente dentro do futebol e agora vou ter estar chance. Tenho uma amizade de longos anos com o Paulista. Ele é um ex-jogador profissional com uma larga experiência pois defendeu inúmeros clubes ao longo de sua carreira, é uma pessoa respeitada, tem conhecimento e acabamos nos unindo. Eu entro com a vontade de trabalhar e ele com sua experiência e tiramos este projeto do papel.Confesso que é um sonho antigo, que foi aceito pelo Sérgio, que tem uma grande visão esportiva e de gerenciamento de negócios e vamos à luta. De início vamos trabalhar com meninos de 8 a 15 anos. Buscamos algumas parcerias, vamos trazer através da Climepe um médico que em algumas oportunidade cuidará dos meninos, vamos buscar um plano odontológico para eles. Em alguns núcleos vamos trabalhar com crianças carentes, com deficiência nutricional. Acabamos de fechar uma parceria com o Mário Hortifruti. Muitos garotos não têm a possibilidade nem mesmo de tomar um café e vamos procurar dar as condições para suportem os treinamentos. Todo este trabalho que estamos iniciando também será voltado para esta parte social, não será apenas limitado e ensinar os fundamentos do futebol, vamos ver como está o relacionamento familiar da criança. Queremos dar regras, limites, respeito para este menino e que ele nunca se desvie por maus caminhos. A parceria com o Zico apenas engrandeceu no nosso trabalho. Queremos corresponder à expectativa que está sendo depositada em nós, tanto pelo Sérgio da Coopoços quanto pela prefeitura, através do Lelo, que vai nos ceder o espaço do Prontidão no Cohab e o campo do parque municipal. Em troca alguns meninos serão selecionados pela Secretaria de Esportes, meninos carentes que vão estar conosco sem custo algum. É um projeto ambicioso e a vinda do Zico será um evento interessante para toda a cidade e a região. Vamos levar os meninos para fazer intercâmbio com outras escolinhas e até mesmo com o Flamengo no Rio de Janeiro. Estou entrando neste projeto por ele estar sendo muito bem trabalhado e muito bem desenvolvido e será um sucesso.
Mantiqueira – O que a experiência do zagueiro Paulista vai ajudar neste projeto?
Paulista – Quando eu jogava futebol eu sempre tive o sonho de que quando parasse pudesse continuar dentro do esporte e junto às crianças. O que aprendi, o que vivi profissionalmente será muito importante agora. Diante desta oportunidade que estou tendo fico muito motivado e vou fazer o máximo para ajudar na formação deste meninos. Será um trabalho em conjunto feito por pessoas sérias e agora vamos esperar que o trabalho comece para valer e colocar em prática tudo que estamos planejando. A finalidade é exclusivamente social. Nenhum menino vai pagar nada para jogar. O único custo que terão será com a compra do uniforme.

Nenhum comentário: