O boxeador Fernando Fumaça faz, na próxima terça-feira (24), um dos combates mais importantes de sua vida. O baiano, que mora e treina em Poços de Caldas, tentará a defesa do título latino-americano contra Claudinei Lacerda, conhecido como Casca.
Fumaça trouxe o boxeador Adailton de Jesus, que mora em São Paulo, e o treinador Gilvan Bispo, da Bahia, para o ajudarem na fase final de preparação para este combate. Adailton participou do "Boxe Espetacular" realizado há poucos dias em Poços e vem sendo fundamental na preparação de Fumaça, que já perdeu nove quilos. "Tenho certeza que será um grande espetáculo para o público e a grande oportunidade para quem vencer o duelo de ficar entre os cinco melhores do mundo", falou Fumaça. O vencedor do combate vai lutar, possivelmente ainda este ano, pelo título mundial meio leve. "Tenho muita fé em Deus que vou fazer uma boa luta, manter o título latino e vou buscar o mundial", disse ele. A luta de terça-feira será naBarra Funda e na programação acontece ainda a final do Campeonato Paulista. A luta entre Fumaça e Claudiney fecha a programação da noite. "É a luta mais esperada do ano para mim e chegou o meu momento. Espero ter, no dia 25, a resposta se vou ou não brigar pelo título mundial" disse, em meio a muita expectativa. Este combate acontece pelo fato de Fernando Fumaça ter sido desafiado por Casca. O Conselho Mundial de Boxe exige que se o detentor de um título fordesafiado, ele tem que defender seu título e isto acabou acontecendo com Fernando Fumaça. O desafio foi aceito, pois Casca é um atleta que vem crescendo muito e seu ranking possibilita que ele desafie o atual campeão. Fumaça convoca a torcida de Poços para ir ao ginásio e ser uma ajuda a mais para ele superar seu adversário. No entanto, o boxeador disse que ficou em cima da hora para pedir para a prefeitura disponibilizar transporte para a torcida da cidade e por isto quem quiser prestigiar o evento terá que ir por meios próprios. "Estou muito focado para a luta que será muito perigosa para mim, uma luta dura e com o auxilio de Gilvan e Adailton meus treinos estão muito fortes e tudo precisa dar certo para que eu traga este grande resultado para Poços de Caldas" disse Fumaça.
"Agradeço muito ao Mantiqueira que está sempre me ajudando na divulgação das atividades, tanto em eventos, lutas e meu projeto, acompanha minha carreira e isto é muito importante para mim. Agradeço ainda à Climepe, Oxicooper, TV Poços, Secretaria de Esportes e Hotel Rex. Não posso esquecer o apoio da torcida e dos alunos do meu projeto. Meu objetivo é formar o cidadão e vamos trabalhar ainda para que Poços tenha eventos voltados para o boxe de dois em dois meses", finaliza Fumaça.
Treinador da seleção brasileira e da seleção baiana de boxe, Gilvan Bispo está em Poços de Caldas acompanhando de perto a preparação de Fumaça. O treinador, especialista em revelar talentos no boxe brasileiro, acredita que a hora de Fernando Fumaça é agora. Para ele o boxeador de Poços tem reais possibilidades de manter o título e ser o futuro campeão mundial da categoria. "O Fumaça está muito bem física e tecnicamente. Está focado na luta, tranquilo, vem de uma vitória no Boxe Espetacular e isso dá mais confiança. Ele está muito bem para fazer este combate", disse o treinador, que elogiou muito as condições de peso e técnicas de Fumaça. "É só aguardar a hora do combate, superar a ansiedade e depois partir para o título mundial", diz. Segundo ele, logo após o combate serão feitos todos os acertos e fechamentos de contratos para a luta que valerá o título mundial. A previsão é que o combate valendo o mundial aconteça ainda este ano, possivelmente em novembro ou dezembro. Fumaça está treinando três vezes ao dia, duas horas cada período, além de passar por uma mudança em sua alimentação, feita especialmente por uma nutricionista. Bispo veio a Poços de Caldas diretamente de Sergipe comandando a seleção baiana no Campeonato Brasileiro. Sua equipe conquistou o título por equipes tanto no masculino quanto no feminino. "Não podia deixar de vir apoiar o Fernando para esta luta, que será muito dura, conheço muito vem o seu adversário, estudamos ele muito bem, traçamos uma tática de luta e estamos pronto para este desafio. Não vim de Salvador atoa e com certeza vamos buscar avitória", diz.
Mais conhecido como Precipício, Adailton de Jesus conhece Fumaça já há vários anos. Os dois foram adversários na época de amadores, quando sempre fizeram combates equilibrados. "Decidimos que não nos enfrentaríamos por sermos de categorias totalmente diferentes e temos os mesmo objetivos, lutar pelo título mundial. Quando ele me convidou para ajudá-lo na preparação não pensei duas vezes, já que conheço muito bem seu adversário. O Casca é muito forte fisicamente e acredito que é o adversário mais difícil que ele teve até hoje mas eu não vejo qualidade técnica nele para superar o Fumaça. Faço uma comparação técnica entre os dois como de um jogo de futebol entre Brasil e Venezuela. O Fumaça tem técnica para superar a força de Casca e eu estou nesta briga com ele. Vamos vencer este combate e partir para ganhar o mundo", disse Adailton, que mora em São Paulo, é baiano e luta profissionalmente desde 2001. Depois de um acidente ele ficou um período inativo e voltou aos ringues em 2003. Adailton tem um cartel de 32 lutas com 27 vitórias e cinco derrotas, todas fora do Brasil. "Nunca perdi para ninguém aqui. As lutas fora do Brasil me renderam muita experiência e hoje é difícil eu conseguir aqui um combate na minha categoria super-pena. Os boxeadores brasileiros acham que um combate comigo é muito arriscado e preciso buscar lutas fora. Na minha categoria diria que estou em primeiro no ranking e este posto foi conquistado às custas de muito trabalho. Meu foco é o mesmo de Fumaça, chegar ao título do mundo", disse Jesus, que já acompanhou boxeadores importantes do país nas conquistas dos títulos mundiais.
"Estive ao lado de Sertão quando ele foi campeão do mundo, também de Popó e isso mostra que sou "pé quente" e quero fazer o mesmo agora com o Fernando Fumaça", diz. Ele está analisando uma proposta para lutar pelo título mundial no México. Está negociando com Gilvan Bispo, que pode ser seu futuro treinador. "Preciso agradecer ao Rex Hotel que me deu alguns dias de hospedagem em Poços de Caldas e assim tornou viável eu ajudar o Fumaça em sua preparação. Quero voltar a Poços em outubro quando haverá uma nova edição do Boxe Espetacular e será um prazer imenso estar aqui novamente", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário