domingo, 8 de agosto de 2010

Projeto leva basquete para crianças da rede pública de ensino de Poços

O projeto Saindo das Ruas Basquete Cidadania, coordenado por Deusdedit Assis Filho, o Dedão, e José Carlos Daré vem sendo uma das grandes atrações no Serviço Social do Comércio (Sesc). O projeto tem verba pública através da Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura e é patrocinado pela Construtora Etapa. Ele acontece desde março e reúne cerca de 50 crianças que recebem material esportivo além de toda a assistência necessária para que possam desenvolver o trabalho de iniciação esportiva voltado exclusivamente para o basquetebol.
“Antes, se a criança tivesse intenção de praticar o basquete em Poços de Caldas a única opção era a Associação Atlética Caldense e conseguimos trazer do Sesc uma alternativa. Meu desejo é que em breve cada ponto da cidade tenha projetos semelhantes para várias modalidades de esportes”, disse Deusdedit. Para o coordenador do projeto, a divulgação e a viabilização de práticas esportivas para crianças da cidade são muito importantes para toda a comunidade. “Infelizmente apenas o futebol é destacado por todos os cantos e é preciso diversificar e apresentar outras modalidades. Ninguém pensa nisto, mas muitas crianças não gostam de futebol e elas precisam ter oportunidades de fazer o que gostam”, disse ele.
A reclamação de Deusdedit com relação ao espaço dado ao futebol é geral entre os praticantes de esporte especializado. Esta semana, Renato Rezende, que foi campeão mundial, reclamou da falta de interesse da grande mídia sobre outros esportes.
Ele ainda elogia a facilidade para as crianças praticarem basquete no Sesc, que fica em uma área central de Poços de Caldas. “O Sesc é um centro de referência, lugar que possui grande qualidade, quadra coberta, um clube completo. Mesmo assim algumas crianças ainda têm dificuldades de se deslocarem até aqui e estamos tentando buscar soluções para facilitar ao máximo a vinda destes meninos”, conta.
A exemplo de vários projetos sociais espalhados pelo Brasil, o Saindo das Ruas Basquete Cidadania visa acima de tudo tirar a criança da ociosidade e das ruas e dar oportunidades de um convívio em grupo. Meninos e meninas treinam no Sesc e a satisfação entre eles é visível. “Este projeto foi para mim uma grande saída. Tinha pouco o que fazer durante o dia e agora não consigo mais me ver sem praticar basquete aqui no Sesc”, contou Camila, que entre uma cesta e outra brincava com as colegas que erravam o alvo. “É muito bacana tudo isto aqui, dá vontade de ficar até de noite e não ir mais embora”, disse ela.
“Tenho muito que agradecer à diretoria do Sesc, que nos deu apoio para implantarmos o projeto e ainda ao meu parceiro Daré, que é uma pessoa comprometida e empenhada, apaixonado pelo esporte e por isso está dando certo esta parceria”, falou Deusdedit.
É importante destacar que o projeto atende apenas alunos das escolas públicas municipais. “O projeto por enquanto está limitado em 52 pessoas e acontece às quartas e sextas-feiras das 14h às 16h. Se houver alguma criança interessada em participar pode me procurar pois em todo projeto existem filas de espera e desistências e queremos atender a todos que nos procurarem”, finaliza.

Nenhum comentário: