sábado, 7 de agosto de 2010

Pai e filho fazem parceria de sucesso

Nesta semana, Poços de Caldas foi contemplada com um título importante dentro do BMX. Renato Rezende foi campeão mundial em uma conquista inédita para a modalidade e para o esporte brasileiro.
Muito mais que o título, Renato confirma uma grande parceria feita com seu pai Paulão Rezende, mestre de jiu-jitsu, que tem grande experiência em formar atletas vencedores, não só no esporte mas na vida.
“Com os meus filhos não poderia ser diferente. Sempre busquei ensinar para eles o caminho correto da vida, atitudes dignas de homens, respeitando sempre a disciplina. O resultado no esporte é uma consequência de tudo isto. Meus filhos são grandes meninos que aprendem com facilidade e colocam na prática este aprendizado. Renatinho é hoje campeão mundial e este título é fruto de muito trabalho que tivemos ao longo de anos”, conta o pai. Para ele, o título de Renato vem em função de sua conduta vencedora que o transformou em um atleta difícil de ser batido dentro das pistas. “Desde pequeno, o Renato foi muito determinado e não duvido que outras grandes conquistas virão em sua trajetória dentro do esporte”, diz ele.
Paulão lembra que a vontade de vencer veio ao ver uma luta de jiu-jitsu do seu irmão de criação Reinaldo Ribeiro, campeão em 1999. Renatinho estava no ginásio e assistiu de perto Reinaldo receber a medalha de campeão do mundo e, com oito anos, focou que também seria um campeão mundial. “O Reinaldo era o menino pobre vindo da Casa do Atleta que virou campeão do mundo. Aquilo foi fascinante para o então garoto Renato Rezende”, conta Paulão, emocionado.
O mestre de jiu-jitsu sempre se atualiza em relação aos melhores tipos de treinos do mundo e este aprendizado acaba beneficiando seus alunos e principalmente os filhos. “Não tem que querer inventar isto ou aquilo e sim buscar conhecimento que é a base e o segredo para fazer qualquer campeão. Eu procuro ver o potencial de cada atleta que treina comigo e moldo os treinamentos de ponta para a nossa realidade. Neste mundial, na África do Sul, o Renato competiu com atletas que treinam nas melhores academias do planeta, com aparelhos, medidores de ponta, enquanto que em Poços de Caldas nossa realidade é outra. Nunca poderemos deixar de agradecer ao Projeto Soma, que mesmo com seus aparelhos básicos deu ao Renato as condições de estar bem para vencer o Mundial. A academia tem profissionais capacitados e isto foi muito importante para que meu filho estivesse bem na hora de competir”, fala Paulão.
Para o pai, o título do filho vai servir agora de espelho para os iniciantes. O mestre reativou a Casa do Atleta em Poços de Caldas e a intenção é que Renato esteja sempre visitando os iniciantes e incentivando a não deixar o sonho de lado. “Será muito importante para as crianças a visita de Renato para eles saberem que também podem um dia ser campeões do mundo, que um dia podem sentir o gostinho de se emocionar ao ouvir o hino nacional do Brasil tocando por eles”, conclui.
A família segue mais unida que nunca. Além de Renato Rezende, outros dois irmãos do atleta caminham nos passos e também sonham com títulos ao longo da carreira.
Ainda sob o impacto de um título importante, Renato Rezende é todo orgulho ao falar do pai que o iniciou na vida esportiva e ainda hoje está o seu lado buscando parceiros para que as vitórias nunca deixem de acontecer. “Não adianta um atleta ser o melhor dentro da pista se fora não merece um título por causa de uma conduta ruim. Meu pai me ensinou que o caráter, a vontade e, principalmente, a boa conduta são ingredientes de vitórias, tanto no esporte quanto na vida. Com meu pai aprendi a não desistir nunca. Já perdi muitos mundiais, mas ele sempre estava lá ao meu lado, não deixando que o desânimo tomasse conta de mim. Com esta atitude, ele se mostrou, além de um grande pai, um amigo maior ainda”, finaliza o campeão do mundo.

Nenhum comentário: