quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Jornalista participa de campanha da Veterana

ACS - Caldense - A campanha Caldense de Todos os Tempos, que começou no último dia 5, continua entre os torcedores da Veterana e profissionais da imprensa de Poços e região. Desde semana passada, a assessoria de imprensa do clube vem recebendo, com maior intensidade, listas diversas contendo os jogadores eleitos pela torcida para compor as duas seleções da história da Caldense, antes e depois de 1975.
Na tarde de ontem (24), a contribuição veio de um dos maiores ícones da imprensa esportiva da cidade, Lázaro Walter Alvisi, que desde os anos 1930 acompanha o futebol da Veterana. Naquela época, e nas décadas posteriores, o jornalista e radialista viajava por todo o Brasil cobrindo os jogos da Caldense pelo Campeonato Brasileiro de Futebol.
“O fato mais marcante em minha carreira foi a estreia da Veterana na série A do Brasileirão, em Caxias do Sul-RS, em 1979, quando a Caldense já começou o campeonato vencendo o Caxias por 1 a 0. O clube teve uma trajetória brilhante naquela fase do campeonato, inclusive empatando com o Internacional de Porto Alegre, em 1 a 1, aqui no estádio do Ronaldão. O Inter foi campeão invicto naquele ano, com apenas cinco empates, sendo que um desses empates foi contra a Caldense”, lembra Alvisi.
Campanha - Quanto à campanha, o jornalista montou três listas distintas. A primeira delas contém os nomes de jogadores que atuaram do clube nos anos 40 e 50. A segunda é composta por atletas da década de 1960, e a terceira lista traz nomes de jogadores que defenderam o brasão da Caldense dos anos 70 até os dias de hoje. Segundo Alvisi, é importante oferecer aos torcedores opções de antigos jogadores, que fizeram história na Caldense, mas que hoje podem ser facilmente esquecidos pela maioria da nova geração.
“Nos anos 40 e 50, podemos destacar os brilhantes jogadores Júlio Teixeira, Paulo Roberto e Mauro Ramos de Oliveira na linha defensiva.
Tino, Brandãozinho e Botelho na linha intermediária e Esaú Benedete.
Dos anos 60 a 70, que para mim foi a época de ouro do clube, destaco o futebol genial dos jogadores Carlos, Zoé, Miguel Ângelo Benedete, Fubá, Marinho, Wander e Nonato, dentre outros. E da década de 70 até hoje, muitos fizeram história, dentre eles, destaco Gilberto Voador, Arnaldo, Buzuca, Neto, Luiz Carlos Maravilha, Carlos Roberto, Ailton Lira, Cafuringa e Ganzepe. São muitos os grandes jogadores que passaram pela Veterana, dentre os quais vários jogaram na seleção brasileira. Estes que sugeri são alguns dos nomes memoráveis”, declara Alvisi.
História - O radialista revela a importância da campanha Caldense de Todos os Tempos para a história de Poços. “Sabemos que o brasileiro tem a memória muito curta e acho que a campanha tem muito a contribuir com a história da nossa gente. A Caldense chegou a ficar 57 partidas invicta e poucos sabem disso. A Veterana tem toda uma história de conquistas e também faz parte da história de Poços. Nesse sentido, a campanha vem fazer o resgate da memória daqueles que defenderam a nossa cidade”, ressalta Alvisi. A Campanha Caldense de Todos os Tempos continua até o dia 15 de setembro. Para participar, o interessado precisa apenas enviar uma mensagem – contendo dois ou mais nomes dos jogadores que devem entrar para a história do clube – para qualquer um dos endereços jornalismo@caldense.com.br e niltongjunqueira @ yahoo.com.br. O interessado também pode colaborar com a campanha postando sua lista no blog de Nilton Junqueira www. niltonjunqueira. wordpress. com. Para mais informações o torcedor ou profissional da imprensa pode entrar em contato com a assessoria de imprensa do clube através do telefone (35) 3722-1110. Outra opção é comparecer à sede da Caldense, que fica na rua Pernambuco, 1.145, no centro, ou acessar a página da Veterana na Internet, www. caldense.com.br.

Nenhum comentário: