quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Poços-caldenses estarão nas Paraolimpíadas Escolares

Gabriel Luis Navarro e Luiz Fernando Fermino, da equipe de goalball de Poços de Caldas, estão na equipe mineira que vai disputar as Paraolimpíadas Escolares 2010. Eles foram convocados através de seletiva realizada no em junho, em Belo Horizonte. A quarta edição das Paraolimpíadas Escolares acontece em São Paulo, entre os dias 6 e 11 de setembro. Aproximadamente 1,2 mil pessoas estarão envolvidas nas disputas, entre técnicos, atletas e guias, sendo 1.200 crianças e jovens com deficiência das 22 unidades da federação.
As Paraolimpíadas Escolares, segundo o Comitê Paraolímpico Brasileiro, têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. Além de uma grande oportunidade para a descoberta de talentos que poderão competir nas Paraolimpíadas Rio 2016, os atletas com melhor desempenho serão beneficiados no Programa Bolsa Atletas, do Governo Federal.
Para fazer parte da delegação mineira, os atletas poços-caldenses participaram de uma seletiva regional, realizada no dia 19 de junho, na capital mineira. Gabriel e Luiz foram convocados para a equipe pelo alto desempenho em quadra, obediência técnica, comportamento disciplinar e assiduidade em treinamentos. Ambos foram muito elogiados pelo técnico Moisés Barbosa, responsável pela seletiva e também pela equipe.
"Eles têm um grande caminho a trilhar por este esporte e são ótimas promessas da equipe de Poços de Caldas", declarou.
Essa é a primeira vez que a equipe de Goalball de Poços de Caldas, a única no sul de Minas Gerais, é convocada a participar de uma seletiva, ao longo de seus cinco anos de existência. Sob o comando do técnico Eraldo Sandi, a equipe de treina na Associação de Assistência ao Deficiente Visual de Poços de Caldas (AADV) e conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes. "A participação nas Paraolimpíadas Escolares é fundamental para que as pessoas da cidade saibam que temos uma equipe competitiva e também para divulgar o projeto da AADV, no que está sendo investido, nos frutos que estamos colhendo", comemora. Inclusive adianta que estão investindo na formação de uma equipe feminina de goalball. "Ano que vem quero mandar essa equipe para a seletiva".
Eraldo é professor de educação física e coordenador do Projeto "Iniciação Esportiva para Deficientes", desenvolvido na AADV, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte, com apoio da Climepe Total. Em maio ele esteve no Rio de Janeiro para participar da rodada de cursos de Formação de Árbitros Regionais e Formação de Técnicos Regionais, no Instituto Benjamin Constant (IBC), realizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro. Os cursos foram ministrados por Mário Pereira Morato, coordenador geral do goalball no Brasil e por Diego Gonçalves Colletes, técnico da Seleção Brasileira Feminina de Goalball.

Nenhum comentário: