sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Poços-caldense comemora vaga para etapa nacional dos Jogos Escolares

Vinícius Marcondes, de 16 anos, será um dos representantes de Poços de Caldas para a etapa nacional dos Jogos Escolares. O atleta, que atualmente treina com Elton Fiebig do Projeto Soma, conquistou a vaga no último final de semana na etapa estadual da competição que foi disputada na cidade de Patos de Minas. Marcondes representou a Escola Estadual Francisco Escobar e disputou com treze atletas de todo o Estado, que buscavam a vaga para a competição nacional. Para chegar ao título, Vinícius realizou três lutas e a grande decisão acabou sendo contra outro atleta de Poços de Caldas.
Além de Vinícius, Cíntia Custódio, também atleta de Elton Fiebig, foi campeã, além de Savana Campos, que ficou com o título. Completando o ciclo de vitórias do judô de Poços de Caldas em Patos de Minas, Benáia Silva, que treina no Clube de Judô Poços de Caldas com o sensei Matsuo, também conquistou a vaga. Os jogos foram divididos por módulos, sendo que os atletas de 12 a 14 anos ficaram no módulo I enquanto que os judocas de 15 a 17 ficaram no módulo II. Savana e Benaia do módulo I disputam o Jebs na cidade de Fortaleza nos dias 10 a 19 de setembro, enquanto Vinícius Marcondes e Cíntia Custódio, do módulo II, vão competir na cidade de Goiânia nos dias 6 a 13 de dezembro. A vaga dos atletas de Poços de Caldas este ano para os Jogos Escolares Brasileiros foram conquistadas dentro do tatame. A cidade foi sede da competição por vários anos seguidos e neste caso a vaga era garantida para as escolas locais por causa de ser a cidade sede. Este ano os jogos deixaram Poços de Caldas e as escolas da cidade tiveram que disputar a seletiva pela primeira vez. Para o sensei Elton, a classificação dos judocas mostra o grande nível técnico destes meninos que enfrentaram atletas de clubes tradicionais, como o Minas tênis Clube. "Temos que frisar que apesar deles estarem representando suas escolas são oriundos dos clubes mais estruturados e academias e isto acaba valorizando ainda mais a classificação dos atletas de Poços de Caldas", disse Fiebig. O sensei destaca que o Minas Tênis Clube, na condição de maior clube, levará a maior parte da seleção de Minas aos Jogos Escolares. "Este trabalho não é de agora. Até recentemente, atletas como o Vinícius e outros tinham um tempo muito longo de treinamento mas a metodologia destes treinos acabava se tornando maçante e hoje estamos mudando isto. O atleta treina cerca de uma hora a noventa minutos, que é o tempo ideal de concentração na atividade e com um rendimento muito melhor", conta o sensei.
Os atletas de Fiebig dividem os treinamentos em três períodos, sempre no início da tarde aprimoram a parte técnica, depois fazem musculação,com apoio do Projeto Soma, e à noite fazem um complemento na parte de luta. Nestes treinos são onde se corrigem posturas e pequenos erros que fazem a diferença na hora de competições. Segundo Fiebig, seus treinos hoje exploram a qualidade de cada atleta. O resultado acaba sendo visível até mesmo para quem não é entendido de judô. Além de Vinícius, vários nomes estão despontando na modalidade local, como Fábio Dechichi, Cintia Custódio e Savana Campos. "O judô é resumido em cinco minutos e no caso de desempate mais três minutos e por isto não adianta treinar como se o atleta fosse participar de uma maratona.
O treinamento específico acaba sendo muito mais eficiente, com uma carga intensa, porém mais fracionado para que o atleta consiga uma boa concentração e um rendimento melhor", fala.
Vinícius endossa as palavras do sensei e admite que sua performance melhorou depois da nova rotina de treinamentos. "Antigamente tínhamos até dificuldades em competir e só este ano fomos em mais de dez campeonatos importantes e todos com medalhas para atletas de Poços de Caldas, tanto no interior de São Paulo quanto em Minas e isto está nos deixando mais respeitados. Eu mesmo consegui medalhas em quase todos os campeonatos em que estive e isto antes não acontecia. Fica claro que houve uma evolução muito grande, não só no meu judô mas no de todos os outros atletas que estão treinando com o Elton. Meu objetivo agora é mais treinos, me aprimorar bem para quando chegar nos Jogos Escolares fazer um bom papel e dar orgulho para minha cidade" diz Marcondes. Ele saiu da cidade pela primeira vez sob orientação de Fiebig na Copa Centro Olímpico, quando venceu uma luta e foi derrotado em outra. "Quando vi aquela competição gigantesca, com doze áreas, um ginásio superlotado, mais de mil atletas participando, tudo novidade para mim, vi a grandeza do evento, nem acreditei, e me foquei para continuar participando de grandes eventos como aquele e consegui", disse Marcondes, que depois daquele início teve uma evolução impressionante e hoje já está entre três principais atletas de São Paulo em sua categoria, condição conquistada com a terceira colocação no último campeonato paulista sub-20. Segundo Fiebig, competir com atletas mais velhos acaba sendo positivo na preparação. "Eles chegam a participar até de competições sub-23 e têm um ganho muito grande de experiência", disse. Os atletas de Poços já se preparam para as próxima competições. E não tem descanso. Já no próximo dia 28 eles estarão na cidade de Serrana participando da segunda fase do Campeonato Paulista Adulto, onde vão competir com atletas com idade superior a 30 anos. "O objetivo é que eles lutem sempre na categoria deles com eficiência, mas quero que eles tenham uma formação a mais", finaliza Fiebig.
A escola Francisco Escobar acabou conquistando uma grande feito em Patos de Minas. Com a primeira colocação de Vinícius e o terceiro lugar de Tomas no atletismo, ele conseguiu o troféu de terceiro colocado no geral para a escola, um feito muito grande para Poços de Caldas. O resultado pode inclusive virar um incentivo a mais para as próprias escolas incentivarem a prática esportiva entre seus alunos. Com a aproximação dos Jogos Olímpicos em 2016, novas esperanças podem surgir das salas de aulas das escolas do Brasil e por que não de Poços.

Nenhum comentário: