domingo, 22 de agosto de 2010

Poços oferece opções de atividade física para crianças e idosos

Poços de Caldas, MG, 22/08/10 – Uma grande variedade de atividades físicas é oferecida em Poços pela Secretaria de Esportes (SME) e o projeto Viva o Esporte, atraindo crianças e idosos e abrangendo vários pontos na cidade. O Viva o Esporte atende mais de  40 núcleos e cerca de 4.800 alunos e os projetos da SME atendem uma média de dois mil alunos em vários espaços. A reportagem esteve durante a semana acompanhando alguns destes projetos, como o do Lar dos Velhinhos, do voleibol e do atletismo.
Carinho e dedicação - Um dos projetos mais bonitos e que exige muita dedicação dos professores está no Lar dos Velhinhos, no bairro Dom Bosco. Atendendo a idosos entre 60 e 100 anos de idade, este projeto se destaca pela cumplicidade entre os internos e os professores que cuidam das atividades. A professora Andriély Cristina Cornélio contou um pouco da rotina de trabalhos com os idosos. Segundo ela, o Lar dos Velhinhos procura dar uma qualidade de vida para seus internos, muitos deles bastante debilitados físicamente e as atividades desenvolvidas ajudam muito na mudança do estilo de vida que levam. "A maioria fica vendo TV o tempo todo e procuramos levá-los para uma caminhada, tomar sol, fazer alongamento e para alguns que estão em melhores condições é feito um exercício de fortalecimento, além de muita recreação", disse. A dedicação dos profissionais chega a emocionar, já que a maioria dos idosos chegou numa fase da vida em que praticamente volta a ser criança. Além das brincadeiras com bolas são desenvolvidos jogos diversos, específicos para eles, como jogo de bola ao cone, que simula uma partida de boliche. "Qualquer brincadeira com bola eles adoram", disse ela. Durante as atividades os idosos são divididos em grupos e ficam ansiosos para participar. "As vezes só de pegar um bastão e ficar brincando com eles já é motivo de muita felicidade para todos. Quando eu não vou ao Lar dos Velhinhos eles me cobram, perguntam porque eu não estava lá. Se durante um passeio alguns não podem ir, quando voltamos eles reclamam que sentiram falta de mim e do grupo que foi na caminhada. É muito gratificante estar aqui com eles", conta ela. A principal dificuldade de trabalhar com os idosos e realmente a debilitação física da maioria. São várias as deficiências, alguns inclusive são cegos, outros são cadeirantes, entre vários problemas e é preciso que o professor tenha um cuidado individual. "Ajudamos o idoso na atividade física pois senão ele não conseguiria interagir com o grupo". Cerca de 90 idosos do Lar dos Velhinhos são atendidos pelo projeto que é do Viva o Esporte.
Muitos internos ficam sentados, olhando para o nada, isolados, e o principal objetivo do trabalho de Andriély e os outros professores é evitar este tipo de comportamento. "Se ficaram parados a cabeça não trabalha, ficar sem fazer nada é muito ruim, principalmente nesta faixa etária", disse ela. Além das atividades físicas, os idosos ainda são atendidos por fisioterapeutas e profissionais que ajudam em quase tudo que eles fazem no dia-a-dia. "Nossos exercícios são muito simples mas para eles é fundamental", finalizou a jovem e dedicada professora.
Iniciação no vôlei - Poços de Caldas, MG – O segundo projeto visitado foi o do voleibol, desenvolvido no ginásio da UFMG, antigo Colégio Sete de Setembro. Coordenado pelo professor Alexandre Peres Valverde, com apoio de Renato de Sousa, o projeto recebe alunos da iniciação, entre 10 e 18 anos e que sonham um dia serem iguais aos ídolos da seleção brasileira. Os meninos são divididos por categorias que vão do mirim ao infanto-juvenil. Os treinamentos são às terças e quintas. Estes treinos nestes dias são voltados apenas para os iniciantes e recebem meninos que nunca tiveram um treinamento específico para a prática do voleibol. São repassados todos os fundamentos para que eles possam desenvolver seu potencial e mudar de categoria.
O trabalho com os iniciantes visa selecionar os melhores em cada categoria que vão representar Poços de Caldas nas competições. Os meninos selecionados para os campeonatos treinam em dias separados dos iniciantes. Do projeto de Valverde saem os atletas que competem pela Liga Sãojoanense, onde apenas Poços de Caldas representa Minas Gerais, Jojuninho e Joju. O projeto do voleibol é da Secretaria Municipal de Esportes.
Fábrica de campeões - Outro projeto desenvolvido pela Secretaria de Esportes e coordenado por Sidney Carlos de Parolis acontece na nova pista de atletismo. O local vem se tornando uma verdadeira fábrica de campeões, que fazem da modalidade em Poços de Caldas uma das mais fortes de Minas Gerais. A prova disso é a classificação de alguns atletas para a fase nacional dos Jogos Escolares, que acontece em setembro em Fortaleza. O professor Sidney, um dos profissionais mais respeitados na área, comemora o resultado conquistado no final de semana passado em Patos de Minas. Juliana Rocha foi uma das classificadas. Ela competiu nas provas dos 75 metros e 250 metros e venceu as duas. Bárbara Monteiro ficou na terceira colocação na prova combinada. No masculino o destaque ficou com Wesley, segundo colocado nos 100 e 200 metros rasos. "Gostaria de ressaltar a grande importância dos professores de educação física das escolas que estes meninos representam. O professor Eduardo Vinhas, da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouveia Cardillo, foi fundamental no descobrimento da Juliana", conta Sidney.
Através desses professores é feita uma seletiva, em que os destaques são enviados para trabalhar com Sidney na pista de atletismo. "Nesta seletiva todos os alunos da escola são avaliados e os que se destacam são enviados para a gente treinar. Este trabalho é de extrema importância pois um aluno descoberto lá na escola que não iria aparecer no nosso projeto pode ter potencial para ser um grande campeão. Sem o trabalho deste dedicados professores de educação física eu poderia ficar sem conhecer estes meninos", conta Sidney, que ainda destaca os trabalhos do professor Agnaldo da Escola Maria Ovídia que descobriu o atleta Wesley Henrique da Silva, um dos destaque do atletismo de Poços de Caldas. Wesley, nos Jogos Escolares realizados em Poços em 2007 foi vice-campeão brasileiro e este ano foi vice-campeão estadual dos 100 e 200 metros. Outra escola que ajuda no trabalho de Sidney é a Irmão José Gregório, através da colaboração da diretora Rosamar, da vice Lourdes e uma participação muito importante da professora de educação física Dulceny. "Nos foram abertas as portas da escola para que realizássemos o projeto de identificação do talento no esporte e pudéssemos descobrir novos valores na modalidade. Hoje temos quase cinquenta alunos treinando na pista de atletismo só da Escola Irmão José Gregório", contou Sidney, que ressaltou que no revezamento 4x75 todos os atletas que representam Poços de Caldas eram da escola Irmão José Gregório.
Sidnei ainda falou sobre a atual temporada e destaca um crescimento muito grande nas atividades. "Este ano a gente teve um ganho grande no projeto com a chegada da professora Janaína. Isto nos possibilitou dividir a turma por categorias. Janaína trabalha com a iniciação. Está ficando muito bacana, as crianças estão conhecendo o atletismo de uma forma lúdica, divertida e dentro de alguns anos vão ter bons resultados. Os atletas de competição ficam sob minha responsabilidade", disse o professor. Os interessados em participar dos treinamentos podem procurar a Secretaria de Esportes ou ir diretamente na pista de atletismo. Os treinos são todos os dias à tarde e aos sábados pela manhã.
Outros atletas de Sidnei que participaramdos Jogos Escolares em Patos de Minas: Bárbara Monteiro que obteve a terceira colocação na prova tetratlo, e os atletas: Dayane Beraldo, Douglas Teixeira Beraldo, Adriana Cristina de Souza, Jorel Corban e Souza Silva, Samuel Venâncio, Leonardo Bibiano, Claudio Jones e Célio de Souza Freire, que também obtiveram boas colocações em suas provas.
“ Gostaria de destacar o apoio da SMEL através de seu secretário de esportes Carlos Alberto dos Santos pelo apoio nos treinamentos e na participação em viagens da equipe”, completou Sidnei

Nenhum comentário: