quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Gijo é campeão da Copa Internacional

A cidade mineira de Congonhas sediou, no domingo (22), a última etapa da Copa Internacional Levorin de MTB. Num circuito exigente e com dificuldades acentuadas devido ao tempo ensolarado e seco, o poços-caldense Luiz Lotti Neto, o Gijo, mais uma vez conquistou um resultado expressivo. Correndo pela categoria sub-45 ele cruzou a linha de chegada na primeira colocação, com uma vantagem de quase quatro minutos sobre o segundo colocado. A Copa Internacional é uma das competições mais importantes realizadas no Brasil, sendo dividida em três etapas, duas de cross country e uma de maratona. O piloto de Poços enfrentou muitas dificuldades durante o percurso, mas, segundo ele, o calor foi o adversário mais difícil a ser batido. "Enfrentamos muito sol e poeira além de toda preocupação que eu tinha com o equipamento. Furar um pneu, cair iria prejudicar muito meu desempenho já que o circuito é muito técnico e qualquer bobeira custaria a vitória", disse Gijo.
A etapa de domingo foi a maratona com um percuso de 55 km completados por Gijo em pouco mais de duas horas e meia. "Apesar da vitória não foi fácil para mim. Faltou água, tive câimbras pois forcei demais para trazer esta vitória para Poços de Caldas, mas o importante e que no final das contas deu tudo certo", disse ele.
Gijo disputou com mais 55 pilotos em sua categoria, sendo que no geral 1.300 competidores largaram para a prova. "Este tipo de prova afeta até mesmo o fator psicológico pois é longa e você nunca sabe os obstáculos que vai encontrar pela frente", disse.
A conquista do título da Copa Internacional acaba enchendo o atleta de motivação. Ele, que vinha de um resultado negativo durante o Campeonato Brasileiro, quando ficou na quarta colocação, acabou dando a volta por cima e agora parte para o Mundial com mais confiança, apesar de esperar mais dificuldades. "A categoria sub-45 está sendo muito visada, pilotos da elite estão migrando para minha categoria e isso vai ser um problema a mais já que o nível está muito forte", disse Gijo. O Mundial acontece dia 12 de setembro em Camboriu-SC. Gijo está em ritmo intenso de treinamentos para a competição. "Estou com equipamento novo que vou estrear no Mundial e em termos de motivação esta vitória na Copa Internacional foi muito positiva para mim. Eu precisava desta vitória e o esforço que fiz foi compensado", disse. Devido à baixa umidade do ar, Gijo está adaptando seus horários de treinos, que eram na hora do almoço, e agora devem ser em novo período. Além dos treinos na estrada, ele treina a parte muscular. Gijo conta com apoio da TV Poços e da Secretaria de Esportes. Poços de Caldas ainda foi representada na Copa Internacional por Sherman Trezza, que ficou em terceiro lugar na categoria Sub-23.

Nenhum comentário: