No próximo sábado (7), Poços de Caldas receberá um grande evento. Organizado pelo aspirante ao título mundial Fernando Fumaça, o evento denominado "Boxe Espetacular" terá uma vasta programação que vai, desde show com música Gospel com a cantora Samaia, até apresentação do humorista Clésio Tardelli, autor da peça "Venda do Zé Varisto". O evento será no ginásio poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves. A grande presença da noite será do campeão mundial Acelino "Popó" Freitas. O boxeador não entrará no ringue para lutar, mas fará uma pequena palestra ao público presente. Será a quarta vez que Poços de Caldas recebe o "Boxe Espetacular". "O Popó já me confirmou a presença, sua passagem está até comprada e ele vai conhecer nossos talentos, as crianças do projeto e será um prazer receber o nosso campeão aqui na cidade", conta Fumaça. Além das presenças de Popó e Fumaça, Mike Miranda também confirmou presença no evento e vai lutar contra Rogério Gerardi. Mike Miranda fará a penúltima luta da noite enquanto Fernando Fumaça fecha a programação, enfrentando Joel Pereira de São Paulo. Inicialmente Fumaça lutaria contra um atleta da Bolívia, mas devido ao alto custo da bolsa cobrada pelos empresários do atleta, a luta teve que ser cancelada. "Apesar de ser uma luta que não vai valer nenhum título, ela será muito importante para minha preparação para quando eu tentar o título mundial. É uma preparação, um treinamento de luxo que me dará condições de bons resultados nos próximos compromissos", falou ele. Todas as lutas que serão realizadas no "Boxe Espetacular" envolverão atletas de São Paulo e Minas. "O objetivo maior do evento não é vencer ou arrasar o adversário, mas que nossos meninos tenham um incentivo maior, uma oportunidade para subir no ringue já que muitos deles nunca lutaram e agora vão ter a chance de mostrar um pouco do que estão aprendendo no nosso projeto social. Sempre digo que o objetivo maior do meu trabalho é formar o cidadão, mas se conseguirmos aliar um grande cidadão com um campeão dos ringues, melhor ainda", conta. Na programação do "Boxe Espetacular" vinte combates devem ser realizados. Estão programadas lutas de crianças, adultos e mulheres. O evento deve ter início por volta das 17h, sendo que a última luta deverá acontecer às 22h30. "Acredito que tenhamos um ginásio lotado, conta com a presença do público de Poços de Caldas que ainda tem que ser solidário. As cadeiras custam R$ 10,00 reais e arquibancada R$ 5,00. Nos dois casos, ainda será necessário levar um quilo de alimento não perecível que será repassado para pessoas necessitadas da cidade.
Cerca de 100 alunos treinam com Fumaça no Centro Cultural Candeias. "Todos os jovens que treinam aqui poderiam estar nas ruas, mas, graças ao projeto, estão aprendendo um esporte, queimando calorias, ocupando a mente. Estamos ajudando na formação de um cidadão e queremos fazer com que este jovem seja o futuro. O projeto tem apoio da TV Poços, Pretorian, Rodonossa, Climepe Total e Fraga Panfletagem.
Durante o evento do próximo sábado, uma revelação vai chamar a atenção do público. Roberta Keli Ribeiro é uma das poucas mulheres que se arriscam a praticar boxe na cidade. Aluna do projeto, a jovem de 22 anos sonha em crescer dentro do esporte. "A princípio, o boxe para mim era apenas um divertimento, mas depois comecei e pegar gosto, participar de campeonatos e pretendo continuar crescendo na minha futura carreira", conta Roberta. A atleta treina diariamente tanto no Centro Cultural Candeias e também em sua casa com apoio do pai. A pouca participação feminina no boxe local obriga Roberta a treinar com garotos, mas isto acaba sendo até um incentivo para ela. "Treino com garotos do mesmo peso e, por eles serem mais fortes, acabam ajudando mais na minha preparação", conta ela.
Sobre a luta que valerá o título mundial Fumaça ainda aguarda novidades. A expectativa é de que o combate mais importante da vida do atleta acontece ainda este ano. "Tenho certeza que até o final do ano este combate acontece. Tenho muita fé nisso, o Brasil saberá de mais detalhes em breve. Meu trabalho é todo visando à luta do mundial, eu serei o campeão mundial e este título será de Poços de Caldas, com fé em Deus", conta. O atleta lamenta a falta de incentivo no boxe brasileiro. "Uma pena que tenhamos que sofrer tanto para tentar um título importante. No Brasil, é muito complicado ser campeão do mundo, pois a falta de incentivo é muito grande. Temos que batalhar sem apoio, sem patrocínio, mas com muito trabalho e vontade tentamos superar as dificuldades", completa.
Passando uma temporada em Poços de Caldas, Ubiraci Costa, treinador de Fumaça está ajudando na preparação do atleta para o "Boxe Espetacular" e também para colocar o atleta em forma para estar bem na luta que valerá o título mundial. "O Fumaça está muito bem, vem treinando duas vezes ao dia. Estamos trabalhando a parte técnica dele e, para o evento da semana que vem, ele já estará em boas condições de entrar no ringue", disse Ubiraci diz que entrou no boxe por acaso. Ele faz parte deste mundo desde 1986. "Nunca mais consegui deixar as lutas. Conheci o Fernando ainda adolescente lá na Bahia, fizemos uma boa parceria e sempre que posso venho para ajudá-lo em sua preparação. Acredito que Fumaça será nosso futuro campeão do mundo. Ele é esforçado, dedicado e está em uma grande fase. Tem tudo para trazer o título", finaliza Ubiraci.
Nenhum comentário:
Postar um comentário