Poços de Caldas, MG - Mesmo aos 40 anos, o judoca Elton Fiebig continua disputando competições importantes e conquistando resultados expressivos. No último final de semana ele deu mais uma demonstração que ainda é um dos principais judocas do Brasil. Defendendo as cores de São José do Rio Preto, Fiebig conquistou a medalha de bronze no Campeonato Paulista Sênior. O atleta, que mora em Poços de Caldas, enfrentou uma verdadeira maratona até chegar ao terceiro lugar. Ele precisou realizar cinco lutas, enquanto a maioria de seus adversários tiveram um caminho mais tranquilo.
A competição foi realizada neste final de semana na cidade de São Caetano do Sul. Inicialmente o campeonato estava marcado para o ginásio Ibirapuera, porém, o local está em reforma e a mudança de última hora pegou de surpresa a maioria dos competidores. A Federação Paulista de Judô adotou o mesmo critério das Olimpíadas de Londres ao dividir os grupos por cabeças de chave. Elton Fiebig, na condição de atual vice-campeão, entrou como segundo cabeça de chave, porém este critério acabou não sendo um bom negócio para o judoca, que teve que entrar no tatame uma rodada antes do adversário da segunda rodada.
Na primeira luta Elton enfretou um atleta bastante forte e teve muito trabalho para vencer. Ele lutou contra Daniel, da cidade de Cubatão e conseguiu passar para a segunda rodada. A segunda luta foi diante do gigante Marcel Piavanelo, que tem mais de dois metros de altura e pensa 160 quilos. Fiebig novamente teve ótimo desempenho e passou para a terceira rodada. “Esta luta me deixou muito desgastado, pois enfrentei um atleta de grande porte físico e foi muito complicado”, disse Fiebig. Mesmo muito debilitado, Fiebig foi para o terceiro combate buscando nova vitória. O adversário foi Ricardo Simões Aguiar, do Palmeiras. Novamente Elton venceu, porém, sua condição física estava bastante comprometida. Foi assim que o judoca de Poços de Caldas foi para o quarto e decisivo combate. Ele enfrentaria Josué Bragança e quem vencesse estaria na disputa pelo ouro. “Quando cheguei na semifinal já estava realizando meu quarto combate, enquanto meu adversário tinha lutado apenas duas vezes. Isto com certeza fez muita diferença”, disse o judoca. “A gente se conhecia bem e cada um sabia do jogo do outro, porém eu estava muito mais debilitado que o Josué”, continuou Elton, que mesmo assim, fez um bom combate. O vitorioso foi definido no tempo extra, quando Fiebig sofreu uma queda e perdeu, acabando assim suas chances de brigar pelo ouro.
Após a derrota Elton teve cerca de uma hora de descanso até voltar ao tatame para tentar a medalha de bronze. O atleta retornou revigorado diante de Christopher Rodrigues, de Ribeirão Preto, ex-aluno de Fiebig. O combate foi difícil, equilibrado, mas Fiebig conseguiu, através de sua experiência, a vitória e comemorar o bronze. O detalhe é que o combate vinha empatado até o último minuto, quando Fiebig foi punido e ficou em desvantagem. O judoca teve pouco tempo para buscar a diferença e acabou conseguindo, feito que valorizou ainda mais a medalha. “Voltar para casa sem medalhas não seria justo e nos momentos finais fui para cima do meu adversário, fiz uma técnica que deu certo e consegui vencer ao imobilizá-lo”, disse o atleta. “A competição a cada ano tem sido mais difícil, já estou com 40 anos e tenho enfrentado adversários de 20 que muitas vezes foram meus alunos. Participar de um evento como este é um teste. Gosto de ver o quanto estou distanciando ou me mantendo com relação aos atletas a atualidade”, completou Fiebig.
“Este Paulista serve de termômetro para os Jogos Abertos onde devo reencontrar a maioria dos adversários que enfrentei neste final de semana”, finalizou Fiebig, que abriu mão do Brasileiro Master em Salvador, realizado também neste final de semana. O judoca também descartou sua presença no Mundial de Miami no final do ano. “É uma competição que acontece simultâneamente aos Jogos Abertos. Como São José me dá todo o apoio no judô, quero fazer de tudo para representar bem a cidade na competição paulista”, finalizou Fiebig.
Nenhum comentário:
Postar um comentário