domingo, 9 de setembro de 2012

Sarah Menezes incentiva e faz a festa dos jovens nas Olimpíadas Escolares


Poços de Caldas, MG - Campeã olímpica em Londres, há pouco mais de um mês, a judoca Sarah Menezes mostrou fôlego de sobra pra encarar os 411 judocas inscritos nas Olimpíadas Escolares 2012, para atletas de 12 a 14 anos. Incansável, a atleta de 22 anos passou a manhã e a tarde deste sábado, dia 8, acompanhando as competições do judô, dando autógrafos, tirando fotos, mas principalmente, analisando os futuros campeões do esporte nacional.
“Estou aqui não só pra incentivar essa garotada, mas porque gosto de olhar quem tem talento, quem tem golpe, quais as características de cada um. Essa garotada luta direitinho”, disse a tricampeã da maior competição escolar brasileira.
O dia 8 de setembro ficará marcado na memória de todos os judocas que participam das Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas (MG). O dia começou com o plantio de uma árvore, na pista de atletismo, em uma ação simbólica a favor da sustentabilidade, que contou ainda com a presença de outros seis Embaixadores das Olimpíadas Escolares 2012, além do diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, e da diretora cultural do COB, Christiane Paquelet.
Incansável, e Embaixadora Sarah assistiu o judô das 9h20 às 11h40. Depois visitou as instalações do Comitê Organizador, entregou medalhas aos vencedores das competições da parte da manhã. Por volta das 15h30 voltou ao ginásio Poliesportivo Arthur de Mendonça Chaves, onde estão sendo disputadas as competições do judô, de onde saiu somente após a última final. E domingo tem mais.
“Tudo isso é muito gostoso. Lógico que as vezes fica meio repetitivo, assino meu nome centenas de vezes, tiro milhares de fotos, mas é tudo muito prazeroso”, disse a campeã olímpica, que fazia questão de conversar com todas as crianças. Para distribuir autógrafos e fotos, tirou da bolsa a medalha de ouro conquistada em Londres e um pincel especial, que usou para autografar camisas, faixas, quimonos, credenciais. Teve até um atleta que mostrou a sola do pé e pediu para Sarah autografar.
“As vezes eles perguntam qual a música que eu gosto, o que gosto de fazer... Sei que é para me imitar”, disse. O amazonense Diomedes filho, do Colégio Dom Bosco, de 13 anos, não escondia a emoção: “Essa camisa virou troféu”. A carioca Marcelle Santana, do Educandário Santa Marta, também conseguiu seus autógrafos. “Esse dia vai ficar na minha memória pra sempre. Além de muito boa atleta, ela é linda e muito simpática. Estou até mais animada pra voltar ao tatame”, disse a jovem de 13 anos, que tinha acabado de se classificar para as semifinais do peso ligeiro.
A piauiense Sarah Menezes disputou a sua primeira competição nacional no ano 2000, em Santa Catarina, quando tinha dez anos. Em 2004 participou dos Jogos Escolares Brasileiros, com 14 anos, e sagrou-se campeã. Em 2005 e 2006 disputou as Olimpíadas Escolares, conquistando outras duas medalhas de ouro: “Foram competições muito importantes. Aprendi e evolui muito”. A primeira competição internacional que disputou foi aos 13 anos, na Bolívia. Para os jovens judocas participantes das Olimpíadas Escolares, Sarah mandou uma mensagem: “Acreditem nos seus sonhos”.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo do Estado de Minas Gerais.

Nenhum comentário: